CURRÍCULO

CARO LEITOR, ESTE BLOG FOI DESATIVADO, AGORA TEMOS UM SITE PARA CONTINUARMOS RELACIONANDO. ACESSE:https://hernandofernandes.com.br/

ADVOGADO
MESTRE EM EDUCAÇÃO
COACH JURÍDICO - EDUCACIONAL - PROFISSIONAL E PESSOAL
PÓS-GRADUADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO
PÓS-GRADUADO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL
PÓS-GRADUADO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO
PÓS-GRADUADO EM GERENCIMENTO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA
GRADUADO EM HISTÓRIA
PROFESSOR DE CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO
PROFESSOR DA UNA

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

VOTO É COISA SÉRIA


VOTO É COISA SÉRIA

 Estamos em plena campanha eleitoral, muitos eleitores de nosso imenso Brasil estão participando dessa campanha como candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.

É uma verdadeira corrida, a qual o alvo é todos nós eleitores. Pelas ruas já podemos ver santinhos, banners, faixas, carros repletos de adesivos e candidatos que vão e vêm, alguns desnorteados, outros cantando a vitória, anunciando até mesmo o número de votos, não sei se alcançado ou que alcançarão, como se fossem uma urna, que pelo avanço da tecnologia, antes mesmo de ser usada, já aponta os votos que serão nela registrados.

Será que são videntes? Não sei! O que nós eleitores sabemos é que o processo vai caminhando para o seu encerramento, e ainda, muitos eleitores não sabe que existe um processo eleitoral em pleno avanço.

Recebi um e-mail de um leitor/eleitor que achei muito interessante sua colocação, pois já no início de seu e-mail, ele foi logo dizendo: “cada eleição que ocorre, mais decepcionado com a política eu vou ficando, não há como confiar em nossos políticos, pois só fazem e agem no período da campanha eleitoral, depois todos somem e não cumprem o que prometeram”. 

Lamentavelmente, tive que concordar com o leitor/eleitor, pois muitos políticos, sem querer generalizar, só encontram com o seu eleitorado no período de campanha, só fazem alguma coisa nesse período, pois nos três anos de seu mandato, ficam apenas preocupados com si mesmo, não importando com as necessidades do povo e muito menos com as ações do Estado.

Caro leitor/eleitor é por isso que devemos lutar para que possamos conscientizar mais o eleitorado brasileiro, para que todos possam participar ativamente de todo o processo eleitoral, ou seja, acompanhar as ações da União, dos Estados e dos Municípios, verificar como nossos políticos estão agindo, quem está fazendo e quem não está fazendo, quem está envolvido em corrupção e escândalos. É preciso reconhecer aqueles que fraudam o erário público e desestruturam todo o processo político nacional.

Política é coisa série, por isso deve ser vivida por todos nós, pois sabemos que para viver em sociedade é preciso que façamos política. Ela está no seio da família, da igreja, da comunidade, em nosso trabalho, em fim, em toda sociedade. Não há como eliminarmos a política da nossa vida, o que temos que fazer é eliminarmos do nosso meio político as pessoas corruptas, individualistas, interesseiras e antidemocráticas, que visam sempre o interesse próprio, jamais o comum.

A Constituição Federal de 1988 instituiu em seu preâmbulo o Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade, e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica.

Assim, caro eleitor, não podemos ser omissos, pois cabe a todos nós cidadãos comprometidos,  fazermos com que seja garantido a todos os direitos assegurados constitucionalmente. A política não muda sozinha, não sofrerá alteração se o eleitor for omisso e não participar, ao contrário, ela será cada vez mais desprezível. Não adianta nós cidadãos dizermos que não gostamos de política, ou que não queremos participar, pois quem será afetado diretamente com todo processo será nós mesmos.

Vejo muitos lideres, de diversos segmentos, falarem aos seus seguidores que eles não querem saber de política. Vendo tal atitude, fico a pensar: em que sociedade vivem esses cidadãos, o que eles esperam para si e seus seguidores? Será que não vivemos na mesma sociedade? Quem promoverá as mudanças que todos os cidadãos esperam? E a saúde? E a educação? Como melhorá-las? Será que ignorar a situação crítica em que vivemos é a solução? Será que é melhor deixar que os políticos decidam da forma que melhor provierem. Claro e evidente que não! Se quiser mudar algo, deve participar, envolver-se, para que sua participação intervira no processo e os seus objetivos sejam alcançados.  

Por isso, acompanhe todo o processo eleitoral do seu município, veja quais as propostas de seu candidato, sua trajetória política, o que ele fez quando estava com sua procuração, e o que ele realmente poderá fazer se você lhe conceder tal representação.

A Justiça Eleitoral está fazendo a parte que a ela compete, mas quem dá o direito de representação somos nós eleitores. O voto é coisa séria, pense nisso!

                                                    Hernando Fernandes da Silva

Advogado e Professor


Twitter: Hernandoadv

www.hernandoadvogado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário